quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Como fazer uma transferencia de propriedade ( um carro ou moto) Passo a passo

Hojo eu  fiz uma grande conquista para mim que foi conseguir ter um bem material e concreto no meu nome.
Há 10 anos atrás eu comprei uma moto mas na época eu  não pode colocar no meu nome e coloquei no nome do meu Pai . Mas sempre pensei em colocar no meu nome pois a moto é minha e assumo qual quer problema que eu tivesse com ela. E assim deixei passar o tempo mas esse ano de 2019 eu decidi coloca-la no meu nome com todos os documentos e direitos sobre ela .
Mas nunca tinha feito alguma coisa parecida , mas eu estou aqui para deixar registrado como eu fiz tudo para quem sabe um dia eu possa precisar de novo.
Bem o processo é mesmo para quem vai passar simplesmente o nome ou comprar ou vender uma propriedade como moto ou carro .
Eu vou contar aqui o que acontece aqui na minha cidade que é Teresina Piauí.
Com o dodumento da propriedade em mão entre no site do Dentran (http://www.detran.pi.gov.br/) Procure por : "comunicação de venda" todos e preencha todos os campos so veículo e  veja tudo sobre o veículo se ele tem multa ou outro problema.  Se não tiver nada de debitos ou outro problema logo será  mostrado o valor da "Transferência de propriedade". Se  vc puder logo imprima . Depois procure por"Registro comunicação de venda " e também será mostrado o valor e imprima . PAGUE LOGO.
Depois de pagos vá para outra etapa que no cartório da sua cidade.
CARTÓRIO:
Procure saber se o comprador e o proprietario já tem firma reconhecida neste cartório , Mas se não vai ter que fazer-lo.
Se  tiver veja também se estar valido ainda pois se perde a validade por 5 anos .
Documentos necessario: RG E CPF E COMPROVANNTE DE ENDERENÇO ( ORIGINAIS E COPIAS ATUAIS ) Obs. O RG precisa estar resente com menos de 10 anos .
DUT : documento do veiculo para venda
E boletos pagos do dentran. 
Da entrada com todos esses documentos  e  lá vão gerar mais taxas para pagar e se possivel lá mesmo pode pagar , então leve dinheiro para isso no minimo ums 100 reias . Por que todo vai depender da sua e da situação da outra pessoa .
Proprietario e comprador  juntos vão assinar e preencher o DUT .
Depois de tudo certo, pago e preenchido , junte tudo e agora somente o comprador vai poder passar para a etapa seguinte . Praticamente ele já tem o veículo 80% so falta a ultima etapa. O Dentarn novamente .
Dentran : para fazer a revisão do veículo e obter o documento no seu nome definitivo .
No Dentran levar todos os documentos e passar pela vistoria do veículo . Depois de tudo ok é so receber o documento,como os documentos do veículo com o DUT   no seu nome. Etapa final e 100% o veículo é seu.
Para mim foi uma vitoria maravinhosa e também mais uma responsabilidade como dona e propreitaria de um veículo no meu nome. Pois tudo o que acontecer vai estar no meu nome.
Mas estou muito feliz com isso . 
ESPERO PODER AJUDAR ALGUÉM COM ISSO . OBRIGADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário